Conseg vai inspecionar Presídio de Segurança Máxima para apurar fuga em massa

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) vai inspecionar o Presídio de Segurança Máxima até o início da semana que vem para verificar as condições do espaço que permitiram o registro de uma fuga em massa, nesta quarta-feira (6). Além disso, o colegiado pretende ouvir todos os envolvidos a fim de descobrir se houve facilitação ou falha na segurança.

De acordo com o presidente do Conseg, Antônio Carlos Gouveia, o foco nesta quarta-feira era a recaptura de todos os fugitivos e assim aconteceu, mas o órgão irá acompanhar de perto as investigações e a apuração da fuga em massa e punir os envolvidos, se for constatado que houve facilitação, ou recomendar reforço estrutural para cobrir possíveis falhas.

“A prioridade de hoje foi de recapturar todos os fugitivos. O coronel Marcos Sérgio comandou brilhantemente o trabalho de buscas e agora os reeducandos estão de volta para o presídio. Mas, lhe adianto que o Conseg vai sim visitar o presídio para inspecionar e ouvir os envolvidos. Nosso objetivo é descobrir se houve facilitação de algum agente público ou falha no sistema de segurança”, explicou.

Questionado sobre a queixa dos agentes penitenciários de que atualmente o efetivo é baixo, o presidente afirmou que compreende a reclamação da categoria e que vai dialogar com o governo para encontrar uma solução. Mas, ele ressaltou que o Governo vem tomando medidas para reduzir a criminalidade e, consequentemente, reduzir a população carcerária.

“O baixo efetivo é um problema em todos os estados. É preciso dialogar com o governo para encontrar uma solução. Mas, o governador vem tomando medidas para reduzir a criminalidade. Os concursos para Polícia Militar é um exemplo disso, porque com a polícia nas ruas, presente em todo o estado, coíbe ações criminosas e, consequentemente, as prisões e envio de presos para o sistema [prisional]”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *