
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que o maior sempre deve cuidar do menor, e, para conscientizar o público no Dia Internacional do Pedestre, celebrado nesta terça-feira (8), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) dá algumas orientações para evitar acidentes.
Dados mostram que 522 pessoas foram atropeladas e deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), unidades de referência no atendimento de vítimas de trânsito em Alagoas, somente no primeiro semestre de 2023.
A chefe de educação para o trânsito do Detran, Edira Soares, reforça a importância da obediência à sinalização como forma de evitar acidentes, principalmente em locais com fluxo intenso de pedestres, onde a velocidade deve ser ainda mais baixa. “Os condutores devem estar sempre atentos. É fundamental que os veículos trafeguem com a velocidade reduzida em locais de muita circulação de pedestres. O excesso de velocidade é o principal fator de risco para os atropelamentos”, orientou.
Mas as orientações não são somente para os condutores; elas também valem para os pedestres. Edira Soares orienta que os pedestres devem lembrar que a vida é o bem mais valioso e não podem estar caminhando distraídos e desatentos.
“Os pedestres também precisam estar atentos a tudo que está acontecendo à sua volta, então orientamos que eles não estejam usando o celular ou fones de ouvidos, no trânsito toda atenção é necessária para evitarmos acidentes. Os pedestres também devem buscar lugares seguros para atravessar uma rua, como faixas de pedestre ou passarelas, usar roupas claras para serem vistos pelos condutores, evitar travessias em curvas. Quando estiverem com crianças, o cuidado deve ser redobrado, e os responsáveis precisam segurar os pequenos firmemente pelo punho, porque segurando somente pela mão, a criança consegue se soltar com facilidade”, finalizou.
O diretor-presidente do órgão lembra que todas as pessoas, em algum momento, se tornam pedestres. “Nem sempre fazemos os deslocamentos em veículos automotores, mas em algum momento do dia, nos tornamos pedestres. Por isso, todos que estão no trânsito – condutores, motociclistas e ciclistas – precisam cuidar do pedestre, que está com o corpo totalmente exposto e é o mais vulnerável nessa relação. O impacto de um veículo automotor poderá causar lesões graves, levando a situações de invalidez e até óbito”, afirmou Marco Fireman, diretor-presidente do Detran.
Com assessoria*

