Uma fiscalização realizada nos municípios de Murici, Messias e Flexeiras, no interior de Alagoas, foi concluída neste sábado (25) com três presos suspeitos de tráfico de animais. Eles foram multados em de R$ 127 mil.
De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais, que coordenou a ação, os traficantes estavam transportando 79 aves silvestres, capturadas em Colônia Leopoldina.
Dois suspeitos foram presos quando transportavam 32 animais em uma motocicleta, pela BR-101. A operação resgatou um total de 99 pássaros, entre eles, a rara espécie Saíra de Sete Cores, ameaçada de extinção.
Em outra etapa da ação, um homem foi preso suspeito de caçar animais de pequeno porte, como tatu, quati e paca. Em uma residência foram encontrados carcaças de tamanduá mirim, iguana e cutia. Também foram apreendidas nove armadilhas do tipo tatuzeira.
Além da prisão em flagrante e da multa, os suspeitos vão sofrer processos administrativo e penal dos crimes cometidos. A identidade dos envolvidos não foi divulgada.
Um restaurante, que comprava a carne do caçador preso, também foi autuado.
Além do ICMBio, participaram da ação o Batalhão Policial Ambiental (BPA) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).