Antônio Carlos Gouveia é o novo presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) de Alagoas. Ele assume o cargo após a saída do juiz Maurício Brêda. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo governador Renan Filho (MDB) em uma transmissão feita pelas redes sociais.
De acordo com o governador, Brêda entregou o cargo por conta de uma recomendação feita pelo Ministro Humberto Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impediu juízes de integrarem conselhos fora do Judiciário.
“Enquanto ele esteve à frente do conselho, conseguimos grandes avanços. Alagoas é grata ao trabalho feito por ele”, disse Renan Filho em trecho da transmissão.
Gouveia, por sua vez, ocupava a vice-presidência do conselho. Até dezembro do ano passado, ele também ocupava o cargo de presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), onde ficou por 4 anos.
A nomeação de Gouveia e a exoneração de Brêda devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.
Novas Cisps
Ainda na transmissão, o governador anunciou novos Centros Integrados de Segurança Públcia (Cisps) em 7 municípios:
- Campo Alegre;
- Messias;
- Maribondo;
- São Sebastião;
- Taquarana;
- Pilar;
- Teotônio Vilela
Eles serão inaugurados ainda no primeiro semestre deste ano, e se juntam aos outros 16 que já funcionam em vários municípios do interior.
Os de Pilar e Teotônio serão de tipo 2, um pouco maiores que o normal, abrigando delegacias regionais, batalhão de polícia e espaço para ampliar o policiamento. Nos próximos dias, devem ser anunciados os de tipo 3, que incluirão a capital.