
O alagoano Roberto Firmino marcou nesta segunda seu primeiro gol em Copas. Não precisou de muito tempo. Entrou aos 40 da etapa final e, dois minutos depois, balançou a rede do México. Definiu a vitória da Seleção por 2 a 0.
Há curiosidades neste fato. A última vez que um alagoano havia feito um gol pela Seleção em mundiais foi em 1962. Zagallo marcou o primeiro gol do Brasil na vitória contra quem? Exatamente o México. Pelé completou o placar de… 2 a 0. Essa foi a primeira partida da campanha que terminou com o bicampeonato mundial no Chile. Depois, o Velho Lobo ajudou a Seleção a conquistar mais duas Copas, como treinador (1970) e coordenador-técnico (1994). Um feito.
Firmino, de 26 anos, tem agora 24 jogos pela Seleção e sete gols. Neste Mundial, entrou em três partidas e atuou por 37 minutos. O atacante do Liverpool segue lutando por espaço no time de Tite e também foi decisivo na vitória contra a Costa Rica, quando ajeitou de cabeça para Coutinho fuzilar o goleiro Navas, nos acréscimos. E tem mais um detalhe: ele é único nordestino convocado pelo técnico do Brasil. Leva na camisa 20 o peso da região.
Zagallo ainda é o artilheiro de Alagoas nas Copas. São dois gols, um em 1958 (na final, contra a Suécia), e outro em 1962. Firmino e Pepe têm um, mas Roberto segue contando. Dida fez apenas um jogo, em 1958, mas não balançou a rede. Virou reserva de Pelé.
