
O Grupo D do Mundial de Clubes da Fifa reúne equipes com diferentes caminhos, histórias e graus de tradição na competição. Flamengo, Chelsea, Ésperance e Los Angeles FC lutarão por duas vagas nas oitavas de final do torneio em uma chave que tem favoritos e times que podem surpreender no Mundial.
Flamengo
O Flamengo chega ao Mundial de Clubes para representar o Brasil como um dos times mais vencedores do país. Com quase 130 anos de história, o Rubro-Negro é um dos maiores campeões da Libertadores no país, com títulos conquistados nos anos de 1981, 2019 e 2022. A vitória mais recente, sobre o Athletico-PR foi a responsável por classificar o Flamengo para a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Liderado pela grande fase de Giorgian de Arrascaeta, o Flamengo aparece como um dos favoritos do grupo para garantir uma das duas vagas no mata-mata do torneio. O camisa 10 do clube carioca é o artilheiro e líder de assistências da equipe em 2025. Além da liderança técnica, Arrascaeta é um dos grandes motivadores do elenco dentro de campo e deve manter o protagonismo durante o Mundial de Clubes.
Segundo o colunista do Lance!, Gustavo Fogaça, o Flamengo tem um time extremamente criativo no ataque, algo que pode ser visto nos números da equipe no ano. Para Fogaça, Filipe Luis tem o grupo na mão, e vai precisar dosar fisicamente o elenco, já que 10 jogadores voltarão da Data Fifa.
— A chegada do meia Jorginho também é uma boa notícia, que dará mais qualidade ainda na construção e nas bolas paradas. Com impressionante média de 2,2 gols marcados na temporada para 1,8 gol esperado (xG), o Mengão é um time que constrói chances boas e mesmo assim, ainda marca mais gols do que o esperado — explicou.
O Flamengo entrou em campo 35 vezes em 2025 e conquistou 23 vitórias. O time de Filipe Luís empatou oito vezes e perdeu apenas quatro jogos. O Rubro-Negro tem um aproveitamento de 73,3%, 68 gols marcados e 17 sofridos, tendo uma das melhores defesas e ataques dos times da Série A do futebol brasileiro.
Chelsea
O Chelsea é o grande rival do Flamengo na busca pela liderança do Grupo D do Mundial de Clubes. O time londrino chega com o ânimo em alta depois da conquista da Conference League na temporada 2024/25. Apesar de não ser o título mais prestigiado na Europa, o Chelsea se tornou o primeiro clube europeu a vencer todos os campeonatos disputados continentalmente.
Na temporada 2024/2025, o clube londrino não teve um desempenho tão bom nas competições disputadas na Inglaterra. Foi eliminado das copas sem se aproximar das finais e terminou na quarta posição da Premier League. A classificação final foi vista como positiva, já que o time se garantiu na fase de liga da próxima edição da Liga dos Campeões.
Cole Palmer é o grande destaque da equipe comandada por Enzo Maresca. O meia teve 26 participações em gols em 46 partidas na temporada 2024/25. Sua importância e seu protagonismo foram reconhecidos e Palmer vestirá a camisa 10 no Mundial de Clubes.
O Chelsea também acertou a contratação de Liam Delap, jovem e talentoso atacante que se destacou no Ipswich Town. Além do novo reforço, o brasileiro Andrey Santos retornou de empréstimo e irá qualificar ainda mais o setor do meio de campo da equipe londrina no torneio da Fifa.
Fonte: Lance . foto O Globo
