A guarnição de ROCAM foi acionada via Copom para averiguar uma situação de tráfico de drogas no bairro Nova Esperança, juntamente com o apoio do Canil a guarnição se dirigiu até o endereço informado, na Rua Judite Soares s/n, bairro Nova Esperança ,em Arapiraca, e chegou a constatar o fato.
Chegando no local ao perceber a presença das guarnições, a moradora tentou se desfazer de um material jogando-o pelo muro do quintal da casa, momento em que a guarnição do Canil, posicionada nos fundos da residência percebeu e recuperou o material que a moradora havia descartado, ao constatar que o material jogado tratava-se de uma substância análoga a maconha, caracterizou-se o flagrante e a guarnição adentrou a casa em busca da autora, sendo esta, detida logo em sequência.
Ao ser questionada sobre o material que havia jogado, a mesma informou que não era seu, e que seu namorado havia recebido o material e logo em seguida havia saído de casa. Ainda informou que havia mais maconha em um dos quartos da casa, chegando no local foi encontrado uma grande quantidade do material citado.
A moradora, junto com o material apreendido foram conduzidos a central de polícia em Palmeira dos Índios onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.