Seja pela experiência, seja pelo prestígio, seja até pelo desespero de ser a última chance da carreira. Sem brecha para errar mais no Mundial, a Argentina apostou na rodagem de seus jogadores mais consagrados para alcançar a reviravolta que a coloque nas oitavas de final. Segundo elenco mais velho da Copa, os hermanos elevaram ainda mais a média de idade da equipe titular para encarar justamente a seleção mais jovem na Rússia: a Nigéria.
Com média de idade de 26 anos, os africanos têm previsão de entrar em campo em São Petersburgo com uma escalação ainda mais inexperiente: 24,4. O capitão Obi Mikel (31) é o único acima dos 30 ao lado de jovens como Uzoho (19), Iheanacho e Ndidi (21). Quase uma seleção olímpica que desafiará alguns dos melhores do mundo.
Com as entradas de Di María, Higuaín e provavelmente Rojo, a Argentina aposta não somente em três vice-campeões mundiais como atinge a média de idade de 30,04 anos considerando apenas os titulares. Dado maior que os 29,6, que a coloca como segundo elenco mais velho da Copa, atrás apenas da já eliminada Costa Rica (29,8).
A avaliação contrasta com as palavras do alemão Gernot Rohr, comandante da Nigéria. Apesar de levar vantagem na força física, principalmente no segundo tempo, como alertou o próprio Sampaoli, a seleção africana acaba oscilando muito e tomando decisões equivocadas dentro do jogo por inexperiência:
– A juventude é muito importante, mas pode ser uma desvantagem. Vimos nos dois últimos jogos. Cometemos um pênalti estúpido, faltas desnecessárias. Isso porque são jovens. Espero que aprendam com esses erros. A experiência da Argentina pode ser um ponto positivo nesta batalha. O mais importante é estar preparado, concentrado, disciplinado e organizado.
Seja pela experiência, seja pelo prestígio ou seja pela última chance da carreira, a Argentina põe suas cartas na mesa para vencer nesta terça, às 15h (de Brasília) e secar a Islândia, em duelo com a Croácia, em Rostov. Sem nada a perder, a garotada da Nigéria precisa apenas dos três pontos para seguir adiante na Copa do Mundo.