Agentes da Polícia Federal em Alagoas (PF-AL) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Capital dos Marechais que cumpriu mandados de busca e apreensão em Maceió e no interior do estado. Os alvos são um ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e um empresário. Eles são acusados de desviar uma quantia aproximada de R$ 1,4 milhão dos cofres públicos.
De acordo com a assessoria da PF, em Alagoas, a ação é um desdobramento da Operação Astaroth e os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal do Estado.
De acordo com a Polícia Federal, os desvios teriam ocorrido após a contratação da empresa para prestação de determinado serviço e a não oferta do que havia sido acordado.
Desdobramento
A Operação Capital dos Marechais é um desdobramento da Operação Astaroth (uma alusão ao exercício de poder que pode despertar o demônio da vaidade), deflagrada em julho do ano passado e que ainda cumpriu mandados em Pernambuco e Maranhão.
O objetivo da Astaroth era recolher provas do desvio de aproximadamente R$ 6 milhões da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, verbas estas oriundas do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e FUNDEB, e praticado lavagem de dinheiro.