
Nesta quarta-feira (4), o Conselho da Fifa decidiu que a Copa do Mundo 2030 acontecerá em três continentes. As sedes principais serão na Espanha, Portugal e Marrocos, mas a abertura será em Montevidéu, no Uruguai. A Argentina e o Paraguai também irão sediar jogos da primeira rodada.
No comunicado da Fifa foi dito que o Conselho foi unânime na decisão de que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina. Os países ainda serão ratificados, no próximo ano, a depender da conclusão do processo de candidatura.
“O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos, Uruguai, Argentina e Paraguai, organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Anúncio antecipado
As sedes da Copa seriam anunciadas apenas em outubro, mas o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, fez a revelação em uma entrevista coletiva. Tanto ele como o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, afirmaram que o Mundial será dividido.
Países participantes
Em 2030, 48 seleções irão disputar o Mundial, que terá 104 partidas. Até hoje, haviam duas candidaturas para abrigar a Copa, sendo uma a vencedora e outra a formada pela Argentina, pelo Chile, pelo Paraguai e pelo Uruguai. O fato dos países sul-americanos abrirem mão de uma candidatura oficial, que levaria a uma eleição, foi citado em comunicado da Conmebol.
Posteriormente, o Chile saiu dos países sul-americanos candidatos.
“A Conmebol conquistou o reconhecimento da história do futebol mundial. Em vez de insistir em uma disputa entre candidaturas, o espírito que animou o Conselho da Fifa foi o de promover um grande encontro da família do futebol mundial”, diz a nota da Conmebol.
Com Globoesporte

