
A FIFA comunicou nesta segunda-feira (11) a ampliação da punição aos jogadores brasileiros, que foram condenados pelo STJD por manipulação de resultados. Dos 11 atletas citados pela entidade internacional, três foram banidos do futebol: Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota. O jogador Ygor Catatau, de 26 anos, ex- Vasco, estava no Irã e teve seu contrato rescindido no Sepahan.
Antes disso, a decisão do STJD valia apenas para o Brasil, porém, atendendo um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Fifa analisou os casos e decidiu pela extensão das punições a todas as federações filiadas à entidade. Os jogadores que foram punidos com suspensões não poderão jogar em lugar nenhum, até que as penas sejam cumpridas. É o caso do zagueiro Eduardo Bauermann, que havia sido negociado para a Turquia, mas não vai poder atuar.
Veja a lista dos jogadores punidos pela Fifa:
Banidos do futebol: Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota.
Suspensos: Paulo Sérgio (600 dias), Paulo Miranda (720 dias), Fernando Neto (380 dias), Eduardo Bauermann (360 dias), Mateusinho (600 dias), André Queixo (600 dias), Moraes (720 dias) e Kevin Lomónaco (380 dias).
Operação
Os atletas foram alvos da investigação da Operação Penalidade Máxima do Ministério Público de Goiás. A operação investiga manipulação de resultados em jogos da Série A e da Série B de 2022, além de campeonatos estaduais de 2023
Com TV Cultura

