
O técnico de Zâmbia, Bruce Mwape, está sendo investigado pela Fifa sob a acusação de ter abusado sexualmente de uma jogadora da seleção durante a disputa da Copa do Mundo Feminina.
Fifa
A entidade máxima confirmou a informação em comunicado ao ge, no qual confirma a investigação sobre a “má conduta” de um membro da delegação de Zâmbia. A informação veio a público pelo The Guardian.
– Podemos confirmar que há uma reclamação em relação à seleção de Zâmbia e que está sendo investigada. Não podemos fornecer mais detalhes sobre uma investigação em andamento por motivos óbvios de confidencialidade – afirmou a entidade máxima do futebol.
– A Fifa leva qualquer alegação de má conduta extremamente a sério e possui um processo claro para qualquer pessoa no futebol que queira denunciar um incidente – acrescenta o comunicado da Fifa.
O que aconteceu
Segundo reportagem do jornal inglês, Mwape está sendo acusado por fontes de passar a mão nos seios de uma jogadora depois do treinamento de sexta-feira da seleção africana.
As testemunhas discutiram realizar a denúncia imediatamente, mas aguardaram Zâmbia encerrar a participação no Mundial. A equipe deu adeus ao torneio na segunda-feira ao vencer a Costa Rica por 3 a 1 e terminar na terceira posição do Grupo C.
– A Fifa oferece suporte e assistência para garantir a segurança daqueles que relatam um problema de salvaguarda, incluindo testemunhas que se apresentam e prestam depoimento em casos de Ética da Fifa – acrescenta o comunicado da entidade.
– Onde a culpa é estabelecida, a FIFA aplica as sanções mais severas possíveis, incluindo a remoção de pessoas do jogo para sempre. Nosso histórico demonstra isso – assegura a entidade, que trata com cautela do assunto.
Histórico de acusações
Não é a primeira acusação de abuso sexual sobre o treinador da seleção de Zâmbia. A equipe chegou ao Mundial cercado de denúncias sobre a conduta do treinador. O jornal The Guardian publicou reportagem com uma jogadora dizendo que “se o treinador quiser dormir com alguém, você tem que dizer sim”
– É normal que o treinador durma com as jogadoras na nossa equipe – afirmou a atleta.
Com globoesporte
Bruce Mwape, técnico de Zâmbia- Foto: Getty Images

